data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
A queda nas vendas e o decreto do governo Estadual sobre o fechamento dos shoppings preocupa os comerciantes. Apesar de muitas pessoas estarem pelas ruas de Santa Maria na tarde desta quinta-feira, contrariando as recomendações do Ministério da Saúde, esse mesmo movimento não foi registrado na maioria das lojas.
De acordo com a gerente da loja Reallity Modas, localizada no Santa Maria Shopping, Claudiane Rang, desde a última segunda-feira as vendas passaram a ser um cenário mais que preocupante.
- Na quarta-feira apenas duas pessoas entraram na loja e não vendemos absolutamente nada. E hoje (quinta-feira), também não vendemos nenhuma peça de roupa - conta a gerente.
De acordo com a proprietária de um restaurante no Royal Plaza Shopping, Andrea Preischardt, em seis dias as vendas no restaurante, que trabalha com pratos executivos e lanches, caiu 80% em função do novo coronavírus.
- Nos dois primeiros meses do ano tivemos vendas médias. Nossa expectativa era que com a volta das aulas o movimento aumentasse, mas infelizmente aconteceu isso tudo e o cenário econômico só piorou.
MP determina que não podem ser elevados os valores de produtos utilizados contra coronavírus
Muitos lojistas que tem a possibilidade, estão usando estratégias de vendas online, para que as pessoas não precisem sair de casa para efetuar a compra, assim ajudando com que as métricas de vendas não tenham mais quedas.
- Estamos fazendo vendas via WhatsApp. Mandamos fotos para nossos clientes e eles recebem e efetuam o pagamento em casa. Sem precisar vir na loja - conta a gerente da Eny Esportes, Marta Bressan.
Prefeitura suspende concurso público por conta do coronavírus
Sobre os funcionários e principalmente referente a salários, a maioria dos proprietários de estabelecimentos que a reportagem conversou, explicou que vão aguardar esses primeiros 15 dias iniciais para averiguarem o que acontecerá. Em um dos estabelecimentos, os proprietários pensam em fazer cortes dos funcionários que estão com os contratos experimentais terminando.
Já em outros, a ideia é dispensá-los e seguir arcando com os salários por esse período de fechamento. Férias coletivas são opções dentre as decisões dos donos.